Os benefícios da vitamina C

U Marcos A.    t 11 de janeiro de 2016


Essa vitamina é bastante conhecida por ajudar no tratamento de gripes e resfriados. Mas ela não se limita a apenas isso. A vitamina C consegue melhorar o sistema imune como um todo e age tanto no tratamento quanto na prevenção de doenças.

Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C em como função principal a hidroxilação do colágeno, uma proteína estrutural que participa da composição de dentes, lingamentos, ossos e paredes dos vasos sanguíneos. Outra função importante e bastante conhecida da vitamina C é a sua propriedade antioxidante.

Os benefícios da vitamina C

Benefícios da vitamina C

Retarda o envelhecimento da pele

Os suplementos de colágeno são bastante utilizados, principalmente pelas mulheres, para dar maior firmeza à pele já que, com o avançar da idade, há uma redução na produção dessa proteína. A vitamina C é uma das substâncias que faz parte da síntese de colágeno. Portanto, quanto mais ela estiver presente na corrente sanguínea, mais colágeno será produzido.

Ação antioxidante

Isso significa que a vitamina C consegue neutralizar a ação danosa dos radicais livres. Eles promovem a oxidação das células do corpo e consegue fazer modificações na cadeia de DNA. Os radicais livres são os principais causadores do câncer por modificar o DNA e assim, danificar a sua estrutura que se multiplica e forma o tumor.

Os benefícios da vitamina C

Previne doenças da visão

Existe uma parte da nossa retina chamada mácula que nos permite visualizar os objetos com maior riqueza de detalhes. A vitamina C está diretamente relacionada com essa parte do olho já que é um dos componentes dela. Além da vitamina, os betacarotenos, a vitamina E, o zinco e o cobre também participam da prevenção de problemas da visão.

Promove maior absorção só ferro

O ferro é uma substância essencial para carrear o oxigênio até os tecidos. É também fator de prevenção importante para a anemia ferropriva que tem como principais sinais e sintomas: sonolência, lentidão, perda da concentração e desânimo.

Os benefícios da vitamina C

Além disso, a presença de ferro em boas quantidades no nosso corpo é vital para o bom desempenho nos treinos. Um tecido pouco oxigenado não consegue se recuperar da maneira adequada e não promove a hipertrofia tão desejada nos treinos de musculação.

Melhora o sistema imunológico

A função mais conhecida dentre todas da vitamina C. Ela aumenta a síntese dos glóbulos brancos, células do nosso corpo que trabalham como verdadeiros soldados contra corpos estranhos que conseguem penetrar no nosso organismo. A quantidade de anticorpos também fica elevada.

Maior resistência óssea

Como a vitamina C participa da produção de colágeno ela proporciona ossos mais fortes e não apenas eles. Ela faz parte, principalmente, da composição de tendões e ligamentos. Também faz bem para as paredes dos vasos, que ficam mais fortes e assim, reduz o risco de um AVC hemorrágico.

Os benefícios da vitamina C

Deficiência de vitamina C

Como já sabemos os benefícios que esse nutriente nos proporciona, fica fácil imaginar quais sãos os malefícios trazidos pela falta dele. O nosso sistema imune fica mais fraco e o nosso corpo mais propenso a desenvolver infecções. A deficiência de vitamina C causa uma doença bastante conhecida chamada de Escorbuto que tem como principais sinais e sintomas:

  • hemorragia e inchaço com pus nas gengivas;
  • frouxidão nos dentes;
  • dor articular;
  • feridas que não cicatrizam;

Como consumir a vitamina C

Os benefícios da vitamina C

A quantidade ideal de vitamina C a ser consumida é de 75 mg para mulheres e 90 mg para homens, a partir dos 19 anos. Já para gestantes a partir dos 18 anos esse valor muda para 85 mg ao dia. Veja quais são os alimentos que possuem maior quantidade de vitamina C:

  • acerola;
  • laranja;
  • goiaba;
  • kiwi;
  • tangerina;
  • morango;
  • pimentão vermelho;
  • goji berry: a maior fonte conhecida de vitamina C;

A melhor maneira de consumir esses alimentos é na sua forma natural e quanto mais cedo melhor porque eles, quando em contato com o ar, oxidam e perdem as suas propriedades. Se precisar cozinhá-los como o pimentão, saiba que terá vitamina C em menor quantidade. Você também pode aproveitar para consumir as frutas desidratadas como o goji berry.

Os benefícios da vitamina C

Consumo de vitamina C em excesso

Ocorre com maior frequência quando o indivíduo faz uso de suplementação sem orientação médica. Para que ocorra uma hipervitaminose é preciso ingerir mais de 1 g por dia de vitamina C. Há o risco de desenvolver cálculos renais segundo alguns especialistas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *