Essa vitamina é bastante conhecida por ajudar no tratamento de gripes e resfriados. Mas ela não se limita a apenas isso. A vitamina C consegue melhorar o sistema imune como um todo e age tanto no tratamento quanto na prevenção de doenças.
Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C em como função principal a hidroxilação do colágeno, uma proteína estrutural que participa da composição de dentes, lingamentos, ossos e paredes dos vasos sanguíneos. Outra função importante e bastante conhecida da vitamina C é a sua propriedade antioxidante.
Benefícios da vitamina C
Retarda o envelhecimento da pele
Os suplementos de colágeno são bastante utilizados, principalmente pelas mulheres, para dar maior firmeza à pele já que, com o avançar da idade, há uma redução na produção dessa proteína. A vitamina C é uma das substâncias que faz parte da síntese de colágeno. Portanto, quanto mais ela estiver presente na corrente sanguínea, mais colágeno será produzido.
Ação antioxidante
Isso significa que a vitamina C consegue neutralizar a ação danosa dos radicais livres. Eles promovem a oxidação das células do corpo e consegue fazer modificações na cadeia de DNA. Os radicais livres são os principais causadores do câncer por modificar o DNA e assim, danificar a sua estrutura que se multiplica e forma o tumor.
Previne doenças da visão
Existe uma parte da nossa retina chamada mácula que nos permite visualizar os objetos com maior riqueza de detalhes. A vitamina C está diretamente relacionada com essa parte do olho já que é um dos componentes dela. Além da vitamina, os betacarotenos, a vitamina E, o zinco e o cobre também participam da prevenção de problemas da visão.
Promove maior absorção só ferro
O ferro é uma substância essencial para carrear o oxigênio até os tecidos. É também fator de prevenção importante para a anemia ferropriva que tem como principais sinais e sintomas: sonolência, lentidão, perda da concentração e desânimo.
Além disso, a presença de ferro em boas quantidades no nosso corpo é vital para o bom desempenho nos treinos. Um tecido pouco oxigenado não consegue se recuperar da maneira adequada e não promove a hipertrofia tão desejada nos treinos de musculação.
Melhora o sistema imunológico
A função mais conhecida dentre todas da vitamina C. Ela aumenta a síntese dos glóbulos brancos, células do nosso corpo que trabalham como verdadeiros soldados contra corpos estranhos que conseguem penetrar no nosso organismo. A quantidade de anticorpos também fica elevada.
Maior resistência óssea
Como a vitamina C participa da produção de colágeno ela proporciona ossos mais fortes e não apenas eles. Ela faz parte, principalmente, da composição de tendões e ligamentos. Também faz bem para as paredes dos vasos, que ficam mais fortes e assim, reduz o risco de um AVC hemorrágico.
Deficiência de vitamina C
Como já sabemos os benefícios que esse nutriente nos proporciona, fica fácil imaginar quais sãos os malefícios trazidos pela falta dele. O nosso sistema imune fica mais fraco e o nosso corpo mais propenso a desenvolver infecções. A deficiência de vitamina C causa uma doença bastante conhecida chamada de Escorbuto que tem como principais sinais e sintomas:
- hemorragia e inchaço com pus nas gengivas;
- frouxidão nos dentes;
- dor articular;
- feridas que não cicatrizam;
Como consumir a vitamina C
A quantidade ideal de vitamina C a ser consumida é de 75 mg para mulheres e 90 mg para homens, a partir dos 19 anos. Já para gestantes a partir dos 18 anos esse valor muda para 85 mg ao dia. Veja quais são os alimentos que possuem maior quantidade de vitamina C:
- acerola;
- laranja;
- goiaba;
- kiwi;
- tangerina;
- morango;
- pimentão vermelho;
- goji berry: a maior fonte conhecida de vitamina C;
A melhor maneira de consumir esses alimentos é na sua forma natural e quanto mais cedo melhor porque eles, quando em contato com o ar, oxidam e perdem as suas propriedades. Se precisar cozinhá-los como o pimentão, saiba que terá vitamina C em menor quantidade. Você também pode aproveitar para consumir as frutas desidratadas como o goji berry.
Consumo de vitamina C em excesso
Ocorre com maior frequência quando o indivíduo faz uso de suplementação sem orientação médica. Para que ocorra uma hipervitaminose é preciso ingerir mais de 1 g por dia de vitamina C. Há o risco de desenvolver cálculos renais segundo alguns especialistas.