O palmito é um alimento já bastante comum na mesa do brasileiro, principalmente em saladas e pratos mais incrementados. Usado muito também no cheio de tortas e salgados, esse alimento consegue oferecer diversos benefícios para a nossa saúde. Ele pode ser até mesmo considerado um alimento funcional.

Composição do palmito

O palmito, diferente de outros ingredientes, não é a fruta de uma planta e sim o caule de uma árvore chamada palmeira. A sua cor branca é excelente para decorar pratos e é um alimento muito versátil. Além disso, pode fazer parte do cardápio de quem deseja ter uma alimentação saudável: 100 g possui apenas 30 calorias.palmito

Possui uma gama de nutrientes entre as vitaminas e os sais minerais. O palmito possui uma boa quantidade de potássio, tanto que consegue suprir as necessidades diárias do corpo desse mineral. Ele ajuda na regulação dos batimentos cardíacos e também a controlar a pressão arterial.

Quando o assunto é vitamina, a vitamina C é destaque no palmito. Esse nutriente é importante para as mais diversas funções do corpo. Ele aumenta a absorção de ferro pelo organismo, aumenta a produção de colágeno, deixando a pele mais jovem e também é um excelente agente antioxidante, o que reduz a presença de radicais livres e as chances do desenvolvimento de doenças crônicas.

Atenção para o palmito

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Foto: https://foodsafetybrazil.org/consumo-de-conservas-de-palmito-o-que-e-realmente-importante-para-a-seguranca/

Apesar de ter tantos bons nutrientes, o palmito também contém uma grande quantidade de sódio. Esse mineral aumenta a retenção de líquido no corpo e leva ao aumento da pressão arterial. O potássio contido nesse caule não o suficiente para compensar o acúmulo de líquido.

Lembre-se também que o palmito que consumimos faz parte dos alimentos em conserva. Ele passa por um processo de industrialização e acaba oferecendo também substâncias que não são boas para o corpo como os conservantes e também o sódio em grande quantidade. Portanto, deve ser consumido sem exageros.

Benefícios do palmito

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Foto: https://www.centraldosfornecedores.com.br/fornecedores/fornecedor-h/hortifruti/1343-palmito-pupunha-in-natura–hastes-ou-minimamente-processado-.html

Auxilia na cicatrização

O palmito, além de ter boas quantidades de sódio e potássio, também consegue oferecer boas porções de zinco. Esse mineral é famoso por melhorar as barreiras do sistema imune, principalmente quando se trata de inflamações, tanto de feridas externas quanto profundas. Ele ajuda a acelerar o processo de cicatrização.

Melhora o sistema digestivo

Esse famoso caule também é rico em fibras dietéticas. Elas ajudam a melhorar a absorção dos nutrientes importantes ao organismo pelo intestino e ainda ajudam na passagem do bolo estomacal evitando ou, pelo menos, reduzindo a constipação intestinal.

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Foto: https://www.spdm.org.br/saude/noticias/item/2523-palmito-o-coracao-da-palmeira

Ajuda no emagrecimento

Mais uma vez as fibras fazem o papel do personagem principal. Elas reduzem a fome, pois oferecem uma sensação de saciedade por mais tempo. Desta forma, o indivíduo que come o palmito dentro de uma alimentação com outras fontes de fibras demora mais tempo para sentir fome.

A presença de fibras também impede a formação dos picos de insulina. Eles acontecem quando os níveis de carboidratos ficam muito elevados no sangue (isso ocorre sempre que comemos carboidratos simples) e o pâncreas precisa produzir uma grande quantidade de insulina para carregar esse açúcar para dentro das células e também para estocar no tecido adiposo na forma de gordura.

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Foto: https://tudonabrasa.com.br/delivery/salada-de-palmito/

Entenda exatamente como funciona a íntima relação entre a gordura abdominal e a insulina.

Esse comportamento do organismo frente aos alimentos com fibras também é uma forma de reduzir as chances da pessoa desenvolver o diabetes e também em ajudar no seu tratamento.

Aumenta a produção de proteínas

Para aqueles que estão querendo alcançar a hipertrofia muscular, o palmito pode dar uma mãozinha no processo. Para a formação de novas fibras musculares é preciso ter proteínas disponíveis. Além daquelas adquiridas através da alimentação, o nosso organismo é o grande responsável por sintetizar várias outras. A presença de zinco consegue aumentar a produção de proteínas. Além disso, em 100 g o palmito possui 1,8 g de proteínas.

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Foto: https://emporiohemmer.com.br/palmito-palmeira-real-tolete-300g-hemmer/

A presença de piridoxina (vitamina B6) no palmito melhora o processo de respiração celular e também o metabolismo das proteínas. Ou seja, aqui você tem um nutriente que possui 2 fatores favoráveis para o crescimento muscular, causando hipertrofia.

Aumenta a fertilidade

A presença de boas taxas de ácido fólico no palmito é interessante tanto para os homens quanto para as grávidas. Nos homens, o ácido fólico deixa os espermatozoides mais saudáveis, aumentando a fertilidade. Já nas gestantes, o ácido fólico precisa, muitas vezes, ser suplementado para garantir um desenvolvimento saudável do bebê.

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Foto: https://www.terra.com.br/culinaria/infograficos/alimentos-em-extincao/alimentos-em-exticao-03.htm

Melhora o desempenho nos esportes

A presença da vitamina B2, também conhecido como riboflavina, no palmito ajuda a melhorar a produção de células vermelhas. São elas as responsáveis por levar oxigênio para todo o corpo. E quanto mais oxigênio os músculos possuem, melhor será o seu desempenho.

Por todos os esses benefícios o palmito deve ser incluído na dieta. Porém, em doses pequenas já que é um produto industrializado e ele não deve ser consumido em quantidade. Além disso, o palmito deve ser combinado com outros alimentos mais naturais e nutritivos.

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1 COMENTÁRIO

  1. Gostei muito das dicas, informações bastante úteis, porém gostaria de saber se uma pessoa com diabetes podem ou devem ingerir palmitos?
    Obrigada

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